| Período: Dezembro/2025 | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|
| D | S | T | Q | Q | S | S |
| 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
Você sabe qual é o oposto de greenwashing? Ele existe, está crescendo. Enquanto algumas empresas exageram ou distorcem seus feitos ambientais, outras fazem exatamente o contrário, evitam divulgar suas práticas sustentáveis. É o chamado greenhushing, definido pela literatura também como under-communication, ou seja, a decisão deliberada de não comunicar ações ambientais reais, normalmente por medo de críticas, desconfiança do público ou exposição a escrutínios técnicos mais profundos.
Esse silêncio, porém, não é inocente. Estudos mostram que empresas genuinamente comprometidas deixam de comunicar até 70% de suas práticas sustentáveis. Parte disso vem do receio de serem confundidas com marcas que fazem maquiagem verde, outra parcela decorre da ausência de processos maduros, políticas bem estruturadas ou certificações que deem segurança para abrir seus dados ao público.
Mas esse retraimento cobra um preço. Ao esconder avanços, as empresas reduzem seu potencial de influência positiva, afastam consumidores que desejam fazer escolhas responsáveis, e deixam de fortalecer um ecossistema em que transparência gera credibilidade. Em muitos casos, as áreas de comunicação e marketing tornam-se reféns de medos internos relacionados a qualquer divulgação, sendo barradas pelas decisões de altos executivos de mais áreas, quando deveriam ser exemplo, além de protagonistas da construção de confiança no mercado em que atuam.
É assim que o Capitalismo Consciente oferece uma contribuição decisiva. Seus pilares apoiam especialmente as empresas que hoje praticam o greenhushing, ajudando-as a evoluir para uma atuação em que resultados verdadeiros e transparentes sejam reconhecidos como força, não vulnerabilidade. Ao promover uma cultura de autenticidade, o movimento incentiva que avanços, desafios e aprendizados sejam compartilhados, permitindo que bons exemplos se tornem multiplicadores de impacto positivo.
Nesse sentido, o Capitalismo Consciente mostra que sustentabilidade não é um selo ou destino, mas um processo contínuo que se fortalece quando comunicado com honestidade. Empresas conscientes e comprometidas com as consequências de seus atos representam uma parcela significativa da economia capitalista, pois, além de priorizar propósito maior além do lucro, inspiram outras organizações na construção de um sistema mais ético, inclusivo e responsável.
Diante de um mundo que enfrenta crises climáticas, socioambientais e reputacionais, a omissão já não cabe. Não basta evitar o greenwashing, é preciso evitar também o greenhushing. Falar é tão importante quanto fazer, pois incentiva a ação dos demais.
| Período: Dezembro/2025 | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|
| D | S | T | Q | Q | S | S |
| 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.4557 | 5.4587 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.34115 | 6.35728 |
| Atualizado em: 10/12/2025 10:09 | ||